Ir para o conteúdo Pular para o menu principal
Ingressos Como apoiar

DANÇA

HERIKA RK E O. : REDÔMARA

HERIKA RK E O. : REDÔMARA

09 e 10.04.26, quinta e sexta às 20h

Redômara é um espetáculo de dança e música experimental. Seu principal objetivo é ocupar o espaço (seja ele urbano, natural ou cênico) através da conexão entre música, dança e paisagem. Criado pelas artistas Herika RK e O., o espetáculo é resultado da pesquisa de ambas, no qual investigam a retroalimentação entre som e movimento. Herika trabalha corporalmente sobre a transmutação, formações, deformações e vibrações, a observação do movimento das plantas e a interação com com os objetos em cena, orientada por sua pesquisa de corpo, integrando investigações em Dança Contemporânea, Butô e Performance. O. trabalha com modulações de sinal elétrico, utilizando pedais de efeito, guitarra, difusão acusmática, sintetizador e diversos objetos e materialidades, como chapas de metal. A apresentação proporciona uma experiência sensorial imersiva de dilatação do tempo, de modulações sonoras e corpos vibrantes. E convidam o público a se entregar à contemplação de uma paisagem fantástica. 

Sob as copas monumentais das ficus elastica e seus cipós há um portal. Assim como pode haver em qualquer parte, se a gente souber perceber. Bem ao lado do trânsito inclemente do Rio 60 graus, do barulho urbano avassalador, da pressão da pressa, do tempo curto, da fome e do calor. Se a gente souber perceber, há uma cidade mágica por baixo da capa de poeira. Uma cidade que já estava aqui há milênios, dos bichos e das plantas, dos povos que há muito habitavam e habitam essa terramar. Uma cidade pulsante de vida, de texturas, sons dançantes por toda parte. E aqui, por baixo de todo o caos, essa cidade ainda existe - e existimos apenas porque ela existe. Sabemos o futuro que nos espera se nada mudar. E no entanto estamos cansados, nossos corpos e mentes às vezes desistem de lutar. Viver na sociedade da exaustão e da escassez não é fácil. De onde tirar forças para romper o ciclo? Que presente queremos para nós, que só conhecemos distopias?


Herika Reis Kohlrausch é artista multimídia, pesquisadora do corpo e educadora, atua principalmente na área de dança, performance e artes visuais, tem formação em Artes no SENAI/CETIQT e Dança Contemporânea na Escola Angel Vianna. Idealizou, produziu e integrou o elenco do espetáculo e ocupação A Língua da Vértebra (2019 RJ), atuou na peça teatral In.cômodos (2017-2018 RJ). Co-fundadora, coreógrafa e intérprete do Coletivo Comover (2018), contemplado pela Lei Aldir Blanc no projeto Oficinas Comover (2021) e premiado em diversos festivais, nacionais e internacionais (2021-2023), com as videodanças Variações sobre o mesmo tempo (2019) e Dente de Leite (2021). Idealizadora da obra e performance Escultura Vestível (2015), que esteve presente nas ruas, exposições e teatro (RJ/SP). O projeto também foi Contemplado pelo prêmio Funarte RespirArte em 2020 com a videodança Oráculo. Apresentou sua performance Devir Nuvem no festival de performance Corpos Críticos ocupando o "Quadro Vivo #3" junto com outros artistas (2019 RJ). Em maio de 2024, apresentou junto com a artista O. o espetáculo Redômara no Aterro do Flamengo pela lei Paulo Gustavo RJ.O. (Bianca Tossato) é artista de música e som que experimenta com instrumentos, eletrônicos e sucata. Passou pela Fábrica de Sons Eletrônicos (Unirio, 2017), foi residente no ASA (Oi Futuro/British Council, 2018) e se especializou em Produção Musical (IATEC). Como artista, integrou vários projetos técnicos e criativos. Integrou a instalação colaborativa Encruzilhada (2019) no Festival Novas Frequências. Como artista de som participou da concepção e da performance sonora de diversos espetáculos, dentre eles, redÔmara (2024) e O Ano em que Subi num Telhado de Vidro (2024). Dentre seus lançamentos pelo extinto projeto Agla Aëón, destaca-se seu primeiro álbum It's A Decopunk Retrofuturistic Untime Machine (2020). Como O. lançou o álbum Soothing Sounds for Sleepless Souls (2023).


Concepção, direção e performance: Herika RK e O.