Ingressos Como apoiar

TEATRO

ESMIR FILHO: FÁBULA DO INIMIGO

ESMIR FILHO: FÁBULA DO INIMIGO

13, 14, 20 e 21.10.18: sáb e dom 20h

Uma mordida levada de um cachorro na rua acabou sendo o ponto de partida para o diretor Esmir Filho no espetáculo FÁBULA DO INIMIGO, que faz apresentações de 13 a 21 de outubro, sábado e domingo, às 20 horas, no terraço do Centro da Terra. Com Renata Gaspar, Guilherme Magon e Bruno, a montagem tem direção de Esmir Filho, que ao lado dos atores, em processo colaborativo, criou e escreveu o texto.


Com projeções ao vivo em uma mescla de linguagens FÁBULA DO INIMIGO apresenta o labirinto onde as pessoas se perdem quando mergulham para dentro de si. No espetáculo, uma mulher aborda a relação dela com ela mesma e suas angústias projetando um potencial inimigo.


“Quando nos sentimos pequenos, incapazes, a imagem do inimigo se projeta em qualquer coisa externa que venha abraçar nossos sentidos. Neste delírio individual, o outro é nocivo e a defesa um hábito. Nos fechamos. Nossas narrativas se transformam em máquinas de guerra. Tornamo-nos nosso próprio inimigo. Essa peça/performance em constante construção expõe os percursos de nossas mentes ao construir a imagem do inimigo e aponta caminhos para reinventarmos uma relação possível com nós mesmos e com o outro”, explica o diretor Esmir Filho.


Amigo de longa data de Renata Gaspar, o diretor conta que FÁBULA DO INIMIGO foi a oportunidade de trabalhar com a atriz. “Ela nunca fez um filme meu e o convite do curador do Centro da Terra Ruy Filho para apresentarmos o projeto foi o momento certo para fazermos algo.”


Gravando a sexta, e última, temporada do programa Tá no Ar – A TV na TV e protagonizando a série Pais de Primeira, com estreia para novembro de 2018, ambos na Rede Globo, Renata Gaspar recebeu indicação ao Premio Shell de Teatro como melhor atriz no espetáculo Não Nem Nada, que ao lado de Chorume, integra a trilogia Placas Tectônicas, de Vinícius Calderoni.


ESMIR FILHO: Cineasta da nova geração, viajou com seus filmes para diversos festivais nacionais e internacionais. Seu primeiro longa OS FAMOSOS E OS DUENDES DA MORTE  foi o vencedor do Festival do Rio 2009, além de ter sido selecionado para os festivais de Berlim e Locarno. Estreou nos cinemas do Brasil, França, Japão e Portugal. Seu curta ALGUMA COISA ASSIM ganhou prêmio de melhor roteiro no Festival de Cannes 2006, enquanto SALIVA (também exibido em Cannes) foi escolhido para ser o curta representante do Brasil na corrida para o Oscar 2008. Em 2012, roteirizou, dirigiu e produziu a performance Kollwitzstrasse 52, um híbrido de cinema e teatro, em cartaz no Museu de Imagem e Som de São Paulo. Em 2018, lançou o longa ALGUMA COISA ASSIM, co-produção Brasil-Alemanha, continuação do curta homônimo premiado em Cannes. Seu terceiro longa VERLUST, com Andrea Beltrão e Marina Lima no elenco, encontra-se em fase de pós produção.

RENATA GASPAR: Renata Gaspar, 32 anos, é atriz e mora na cidade de São Paulo. Protagonizou a série “Descolados” (2009) exibida na MTV, esteve nas séries “Tudo que é sólido pode derreter” na TV Cultura, "Saturday Night Live" (2012) na rede TV, “No Estranho Planeta Dos Seres Audiovisuais” no Canal Futura e "Tosco TV" no Canal Brasil. Na Rede Globo de Televisão atuou nas séries “Chapa Quente” (2015/2016), “Mister Brau” (2017) “Sob Pressão” (2017) e atualmente está gravando a sexta, e última, temporada de "Tá no Ar - A Tv na Tv” e protagonizando a série “Pais de Primeira” com estreia para novembro de 2018.  Em 2016 ganhou o prêmio Risadaria de melhor atriz de humor. No Cinema protagonizou diversos curtas. Num deles recebeu o prêmio de melhor atriz no festival Mostra Língua em Portugal chamado "Perto de Qualquer Lugar". Em 2016 atuou no longa metragem “Amores Urbanos" com texto e direção de Vera Egito, “Chocante” com direção de Johnny Araújo e Gustavo Bonafé e “Mulheres Alteradas” com direção de Luis Pinheiro. No teatro, esteve nos espetáculos "Uma Noite de Outono Antes da Paz" com direção de Eduardo Semerjian, “Cinema” (2010) de Felipe Hirsch, ópera "Rigoletto" (2011) De Felipe Hirsch, "O Abajur Lilás" com direção de Fernanda Levy, “Diário das crianças do velho Quarteirão”, com texto e direção de Mário Bortolloto e "Não Nem Nada" (2014)  e “Chorume” (2017) parte da trilogia Placas Tectônicas com texto e direção de Vinícius Calderoni. Com “Não Nem Nada” recebeu indicação ao Premio Shell 2014 como melhor atriz.

GUILHERME MAGON: Formado pelo Teatro-Escola Célia Helena e pela Oficina do Ator à Criação da Coexiste, Guilherme Magon está em cartaz com a peça "Os Arqueólogos" indicada ao Prêmio Shell de Melhor Autor e vencedora do prêmio APCA de melhor autor para Vinícius Calderoni. Integra o elenco de “Chorume”, a última da trilogia “Placas Tectônicas”, também de Vinícius Calderoni que inclui  "Não Nem Nada" e Ärrã, nas quais foi assistente de direção.  Gravou a minissérie “Assédio” (Globo/O2), dirigido por Amora Mautner interpretando Thomas. Recentemente foi Décio Capuano em "Hebe - O Musical". No cinema, interpretou Marcos no filme “Real - O Plano Por Trás da História”, de Rodrigo Bittencourt, foi o Tenente Garcia em "O Duelo", de Marcos Jorge e Pablo no longa "A Rinha", de Marcelo Galvão. De 2013 à 2015 fez o espetáculo “Tribos”, com direção Ulysses Cruz, interpretando Daniel. Atuou como protagonista nos musicais “Cabaret” (Cliff Bradshaw) e “Meu Amigo Charlie Brown” (Shroeder). Além de Eddie em “Mamma Mia!”.

FICHA TÉCNICA
Com: Renata Gaspar, Guilherme Magon e Bruno
Direção: Esmir Filho
Criação e texto: Processo colaborativo
Imagens e projeção: Esmir Filho

MÚSICA

PEDRO PASTORIZ: REPLAY 23.04.24, terça às 20h

PEDRO PASTORIZ: REPLAY

MÚSICA

PEDRO GALIZA: EXISTE ALGO QUE NOS ACONTECE AGORA 18, 19, 25 e 26.04.24, quintas e sextas às 20h

PEDRO GALIZA: EXISTE ALGO QUE NOS ACONTECE AGORA

MÚSICA

RODRIGO CAMPOS, ROMULO FRÓES E THIAGO FRANÇA: 3 NA RIBANCEIRA 08, 15, 22 e 29.04.24, segundas às 20h

RODRIGO CAMPOS, ROMULO FRÓES E THIAGO FRANÇA: 3 NA RIBANCEIRA

MÚSICA

ANNA VIS E JEANNE CALLEGARI: FOGO FOGO 30.04.24, terça às 20h

ANNA VIS E JEANNE CALLEGARI: FOGO FOGO

DANÇA

CLEROUAK E GRANATO: BLUES 02 e 03.05.24, quinta e sexta às 20h

CLEROUAK E GRANATO: BLUES

MÚSICA

ROMULO ALEXIS: ENSEMBLES CRIATIVOS 06, 13, 20 e 27.05.24, segundas às 20h

ROMULO ALEXIS: ENSEMBLES CRIATIVOS