Comprar Ingressos

DANÇA

Fabrício Licursi: Dança pra Esquecer o Vô

Fabrício Licursi: Dança pra Esquecer o Vô

26 e 27.05, 02 e 03.06.2018: sáb e dom às 20h

Afecções Políticas: – dança pra esquecer o vô – é um estudo corporal que permeia a dança e o teatro evocando a memória e o esquecimento de Antonio Marcondes. Carrega em sua origem um estudo do livro “A água e os sonhos” de Gaston Bachelard e uma investigação corporal do sistema esquelético e do sistema dos fluídos  presente no corpo humano.

Iniciada em março de 2014, no grupo de estudos práticos da coordenação motora, orientado pela  intérprete e diretora Lu Favoreto (Cia Oito Nova Dança); a pesquisa apresentou a temática da memória envolvendo os arquétipos do velho e do bêbado. A partir dai, o intérprete Fabricio Licursi lançou seu olhar para a memória de Antonio Marcondes, seu avô materno: homem, pai de 6 filhos, chefe de uma central de correios do interior de SP, comunista, masson e bêbado.

Mais do que a representação e/ou interpretação desta “figura”, o solo trabalha na perspectiva de como o movimento pode acessar estados e situações cênicas através de um fluxo corporal que recupera a memória – ”o ancestral – para atualizar a sua identidade, a sua corporeidade no presente.

As narrativas acontecem em lapsos temporais – de movimento e fala – impedindo que o espectador acompanhe uma história linear, mas oferecendo fragmentos que possam provocar o espaço memorial e imagético de cada espectador.

Em 2018, na ocupação nomeada Afecções Políticas: dança pra esquecer o vô, o trabalho ganha a parceria dos criadores Marcelo Pelegrini e Marisa Bentivegna somando seus olhares para sonoridade, espaço cênico e luz. No âmbito dramatúrgico, o solo ganha a colaboração de áudios dos filhos e filhas de Antônio Marcondes apresentando uma perspectiva deste Pai no plano dos afetos e no plano político.

dança pra esquecer o vô investiga a evocação de imagens memoriais superficiais no espectador que acessem a soma de suas impressões singulares.

 

FABRÍCIO LICURSI:

 

FABRÍCIO LICURSI é ator, bailarino e diretor de movimento. Há 10 anos investiga as técnicas de educação somática como ponto de partida para a dança e o teatro. É formado pelo método do Estúdio Nova Dança/SP tendo como formadoras Cristiane Paoli Quito, Lu Favoreto e bailarinos da Cia Nova Dança 4. É parceiro de criação dos diretores e autores Rafael Gomes e Vinicius Calderoni, na cia. Empório de Teatro Sortido. Integrou a Berlin Post School for Physical Theater Dance (Alemanha/2010) e trabalhou com Francisco Medeiros, Alice K, Leonardo Moreira, Débora Dubois entre outros. Atualmente integra a Formação Credenciada do BMC (Body Mind Centering) Brasil.


FICHA TÉCNICA:

Concepção, direção e intérprete: Fabrício Licursi
Orientação de pesquisa e corporal : Lu Favoreto
Cenografia e Luz (primeiros estudos) : Marisa Bentivegna
Trilha Sonora (primeiros estudos) : Marcelo Pelegrini

MÚSICA

Mauricio Tagliari: Canções Tardígradas 01, 08, 15 e 22.07.19: segundas às 20h

Mauricio Tagliari: Canções Tardígradas

MÚSICA

ZÉ MANOEL E FILIPE MASSUMI: HIATO 23.07.19: terça-feira, às 20h

ZÉ MANOEL E FILIPE MASSUMI: HIATO

TEATRO

Ana Carolina Marinho, Cristiano Burlan: Exercício de Incerteza 11, 12, 18, 19, 25 e 26.07.19: quintas e sextas às 20h

Ana Carolina Marinho, Cristiano Burlan: Exercício de Incerteza

ARTES VISUAIS

Divergência estética: Primeiro nó da Malha 29.06 a 20.08.19: seg a sex, 9h às 21h

Divergência estética: Primeiro nó da Malha

MÚSICA

Carla Boregas, Juliana R. e MTakara 29.07.19: segunda-feira às 20h

Carla Boregas, Juliana R. e MTakara

MÚSICA

Vovô Bebê: Dentro da Selva 30.07.19: terça-feira, às 20h

Vovô Bebê: Dentro da Selva

LITERATURA

Sinapses Poéticas: Paulo Mendes Campos por Xico Sá 31.07.19: quarta às 20h

Sinapses Poéticas: Paulo Mendes Campos por Xico Sá

LITERATURA

Sinapses Poéticas: Sylvia Plath por Cida Moreira 28.08.19: quarta às 20h

Sinapses Poéticas: Sylvia Plath por Cida Moreira