Ingressos Como apoiar

TEATRO

Insônia

29.08 a 01.09.02

O espetáculo “Insônia” é o fruto mais recente da pesquisa desenvolvida há cinco anos pelo Grupo Teatro da Passagem em parceria com o diretor francês Tarak Hammam a partir de questões relacionadas ao processo criativo do ator.

Baseado em fragmentos d “O Livro do Desassossego” de Fernando Pessoa, Insônia é como um ‘monólogo a quatro vozes’, uma investigação humorada sobre o que somos aos nossos próprios olhos e aos olhos dos outros.

Em um lugar indeterminado, em um canto de rua mobiliado por diversos objetos abandonados (“considero a vida uma estalagem”, nos diz Bernardo Soares/Fernando Pessoa), alguns indivíduos um pouco excêntricos sofrem de insônia crônica. Nesse lugar inexistente que os envolve, e na espera de um sono que não vem, esses quaisquer homens e mulheres à deriva, vítimas de obsessões circulares entrecruzadas, tentam colocar ordem nas relações entre eles e nas coisas que os rodeiam. Sorrindo de seu infortúnio, eles se dirigem aos passantes (os espectadores) para tomá-los como testemunhas da dificuldade que têm de viver entre os seus semelhantes, apesar de todos os seus esforços.


Curriculum do grupo

O Teatro da Passagem é um grupo profissional que está inserido no projeto de extensão “Núcleo de Pesquisa do Ator”, coordenado pela professora da UNI- RIO Tatiana Motta Lima. O “Núcleo” tem como objetivo realizar ações que se debrucem tanto sobre o processo criativo do ator (o que é um ato criativo do ponto de vista do ator ?) quanto sobre a pedagogia teatral (qual o lugar do professor quando o que está em jogo é um processo criativo – sempre desconhecido – e não simplesmente uma técnica, um procedimento produtivo?).

De 1997 a 2001, o “Núcleo” produziu a visita regular e anual do diretor

francês Tarak Hammam, convidado para ministrar oficinas e aprofundar suas

pesquisas na Universidade. Por estas oficinas passaram quase uma centena de atores e, aos poucos, por afinidade com as questões artísticas levantadas no contato com este processo, o Teatro da Passagem – formado por Carlos Eduardo Cinelli, Rosana Réategui, Tatiana Motta Lima e Warley Goulart – foi se estruturando.

Em 2000, Carlos Eduardo Cinelli e Warley Goulart desenvolveram o estudo cênico ‘O Balão e a Canoa’ orientado por Tatiana Motta Lima. No ano seguinte, de janeiro a março, o Grupo se hospedou na Aldeia de Arcozelo em Paty dos Alferes(RJ), com Tarak Hammam, para a criação do espetáculo ‘Insônia’.

‘Insônia’ estreou em março de 2001 e é o fruto mais recente da pesquisa

sobre o trabalho do ator do Teatro da Passagem. Paralelamente, o grupo

está realizando os projetos ‘Estudos de concerto para corpo e alma’, coordenado por Carlos Eduardo Cinelli, e ‘Paisagens Urbanas – Paisagens da Alma’, coordenado por Rosana Reátegui.


FICHA TÉCNICA

Tarak Hamman direção

Tarak Hamman e Tatiana Motta Lima seleção dos textos e adaptação

Carlos Eduardo Cinelli, Rosana Réategui, Tatiana Motta Lima, Warley Goulart atores

Ana Luiza Magalhães assistente de direção

Lorena Best fotos

Teatro da Passagem cenário, figurino e produção

Ana Lúcia Ribeiro Pardo produção

MÚSICA

PEDRO GALIZA: EXISTE ALGO QUE NOS ACONTECE AGORA 18, 19, 25 e 26.04.24, quintas e sextas às 20h

PEDRO GALIZA: EXISTE ALGO QUE NOS ACONTECE AGORA

MÚSICA

RODRIGO CAMPOS, ROMULO FRÓES E THIAGO FRANÇA: 3 NA RIBANCEIRA 08, 15, 22 e 29.04.24, segundas às 20h

RODRIGO CAMPOS, ROMULO FRÓES E THIAGO FRANÇA: 3 NA RIBANCEIRA

MÚSICA

PEDRO PASTORIZ: REPLAY 23.04.24, terça às 20h

PEDRO PASTORIZ: REPLAY