Comprar Ingressos

DANÇA

 Núcleo Cinematográfico de Dança: descabido

Núcleo Cinematográfico de Dança: descabido

suspenso - será reagendado

DESCABIDO

O que você faz quando se sente fora do lugar? Quando seu corpo parece não ter cabimento? Duas mulheres usam uma estante como plataforma de escalada, tentando, nos nichos das prateleiras, moldar seus corpos como quadros de cinema. O movimento cria uma dimensão não gravitacional, dando a impressão de que o piso está na parede/estante, causando um efeito cinematográfico.


Concepção, criação e performance: Mariana Sucupira e Maristela Estrela

Desenho cenografia: Luciano Bussab

Música: Ramiro Murillo e NCD


PEQUENOS [DES]AJUSTES DO CORPO (videodança)

Duas mulheres se deslocam por entre móveis de um antiquário, criando aderências temporárias aos objetos e uma à outra. Brincam com a gravidade que age sobre seus corpos, subtraindo o peso das coisas. Diferentes modos de não caber, ou tentativas de escapar ao descabimento do corpo em percursos e escaladas improváveis, onde o tempo é dilatado ou acelerado. Uma realidade friccionada pelo “olhar da câmera”, entre ações e gestos, móveis e objetos que se repetem. Uma alteração de estado, uma vida fabulada na ilha de edição.


Núcleo Cinematográfico de Dança
Formado pela parceria artística entre Mariana Sucupira e Maristela Estrela, o Núcleo Cinematográfico de Dança, desde de 2002, pesquisa e investiga relações transversais de linguagem, principalmente entre a dança e o cinema, mas também flertando com a performance, o teatro e as artes plásticas. Possui um apreço pelas transgressões "indisciplinares", pelas intromissões mútuas entre modos de produzir, circular, enviesar, se dar a ver e hibridizar dança. Realizou diversas peças coreográficas, intervenções, performances, videodanças e intercâmbios com artistas de diversas linguagens. Já foi contemplado com os editais/prêmio Programa Municipal de Fomento à Dança - SP, Novos Coreógrafos - Novas Criações: Site Specific, Centro Cultural São Paulo, Programa de Ação Cultural e Prêmio FUNARTE Klauss Vianna.


FICHA TÉCNICA

Direção e Performance: Mariana Sucupira e Maristela Estrela
Direção de Fotografia e Câmera: Thaís Taverna
Assistente de Câmera: Fernanda Faya
Coordenação de Produção: Thaís Taverna e NCD
Produção: Marina Duarte
Edição e Mixagem: Mariana Sucupira
Figurino: Maristela Estrela
Som Direto: Glaydson da Silva Mendes
Gaffer: Alexandre Henrique Silva
Maquiagem: Junior Branco
Produção da circulação: Thaís Rossi