Ingressos Como apoiar

MÚSICA

Quartabê: Lição #2: dorival

Quartabê: Lição #2: dorival

14.02.22, segunda, 20h30

O nome da banda remete a uma turma de escola, que aprende, com muita avidez e uma pitada de desobediência. Depois de "Lição #1 - Moacir", sobre a obra de Moacir Santos, em "Lição #2: Dorival" a Quartabê parte de sessões de improvisação baseadas em fragmentos harmônicos, melódicos e rítmicos selecionados ao longo de um intenso período de estudo da obra de Dorival Caymmi.

 

A identidade da Quartabê foi construída em cima da metáfora da sala de aula: o grupo se vê como uma turma de escola, que escolhe seus próprios professores dentre grandes mestres da música brasileira. Composto majoritariamente por mulheres, o quarteto vem aprofundando um trabalho de recriação da obra de compositores brasileiros com uma abordagem não convencional - inicialmente com Moacir Santos e, mais recentemente, Dorival Caymmi - inserindo recursos eletrônicos e referências como a vanguarda paulista e a música contemporânea erudita.


LIÇÃO #2: DORIVAL

Em "Lição #2: Dorival", a Quartabê traça um caminho diferente em relação às releituras desenvolvidas em seus dois primeiros álbuns: partindo de sessões de improvisação baseadas em fragmentos harmônicos, melódicos e rítmicos selecionados ao longo de um intenso período de estudo da obra de Dorival, chegam a uma única peça musical em que temas, motivos, timbres e outros elementos de seu universo se entrelaçam. Suas canções muitas vezes não estão em primeiro plano ou não aparecem completas: foram transformadas, dilatadas, condensadas e sobrepostas, formando uma imbricada teia em que não se sabe onde termina o autor e começa o intérprete. Ao trazer a obra de Dorival para o universo do grupo, a Quartabê busca recriar, à sua maneira, a aura ritualística desta obra-barco, levando-a a correntezas desconhecidas e deixando-se embalar pelo mar infinito de Caymmi.


A BANDA

Mariá Portugal - Bateria

Maria Beraldo - Clarinete e Clarone

Joana Queiroz - Clarinete e Clarone

Chicão - Teclas



DISCOGRAFIA

Lição #1: Moacir , 2015, Independente

Depê, 2017, YB Music

Lição #2: Dorival, 2018, Selo RISCO


MÚSICA

FELIPE VAQUEIRO: DANDO NOME AOS BOIS 01.04.24, segunda às 20h

FELIPE VAQUEIRO: DANDO NOME AOS BOIS

DANÇA

PRETO VIDAL: TERROR NOTURNO 04 e 05.04.24, quinta e sexta às 20h

PRETO VIDAL: TERROR NOTURNO

MÚSICA

RODRIGO CAMPOS, ROMULO FRÓES E THIAGO FRANÇA: 3 NA RIBANCEIRA 08, 15, 22 e 29.04.24, segundas às 20h

RODRIGO CAMPOS, ROMULO FRÓES E THIAGO FRANÇA: 3 NA RIBANCEIRA

MÚSICA

MÚSICA DE SELVAGEM: CRU/COZIDO 09.04.24, terça às 20h

MÚSICA DE SELVAGEM: CRU/COZIDO

DANÇA

NINA GIOVELLI: CLIMÃO 11 e 12.04.24, quinta e sexta às 20h

NINA GIOVELLI: CLIMÃO

MÚSICA

JULIANA PERDIGÃO: FRAGA? 16.04.24, terça às 20h

JULIANA PERDIGÃO: FRAGA?

MÚSICA

SOLEDAD: DESTERROS 30.04.24, terça às 20h

SOLEDAD: DESTERROS