Ingressos Como apoiar

LITERATURA

SINAPSES POÉTICAS: LOU REED POR FAUSTO FAWCETt

SINAPSES POÉTICAS: LOU REED POR FAUSTO FAWCETt

27.03.19: quarta às 20h

Sinapses poéticas ocorrem quando os choques entre as células nervosas que animam a víscera primordial, conhecida como "cérebro", geram um ápice de conexões, provocando o surgimento não de um curto, mas de um longo circuito de percepção épica desse mosaico sensorial apelidado de Mundo.


Dylan Thomas, e.e. cummings, Pablo Neruda, Florbela Espanca, Silvia Plath, Lou Reed, Werner Herzog, Augusto dos Anjos, Carlos Drummond de Andrade, João Cabral de Melo Neto, Adalgisa Nery, Jorge Amado, Cassiano Ricardo, Marguerite Duras, Pier Paolo Pasolini, Jean Genet, W. H. Auden, Robert Frost, Jeremy Narby, entre outros, formam um amálgama de escritores, dramaturgos, músicos, cineastas e antropólogos de estilos e linguagens heterogêneas. Todos eles desbravadores da alma humana e dos mistérios da vida. Todos eles possuem o calhamaço de chaves que abrem as portas enferrujadas das nossas inquietações ancestrais, todos eles nos ajudaram a destravar sentimentos adormecidos lá no quarto escuro da nossa inconsciência, jogando luz através da literatura, da poesia, do verbo e do pensamento. Todos eles convergem para a palavra ou concernem da palavra. Cada um através de suas ferramentas investigativas criaram suas sinapses poéticas.


O projeto "Sinapses Poéticas" torna o "verbo" como o seu cerne. Prosa, poemas, diários, o epistolar, ensaios, crônicas, letras de músicas, voice-over cinematográfico, a "palavra" como protagonista, como fio condutor para se chegar num desprendimento emocional e espiritual. O espetáculo-ensaio está estruturado na conexão da oralidade (declamação de poemas, recortes literários e sínteses biográficas) com breves reflexões e entrevistas com convidados, tendo em alguns momentos a intersecção de LP's de poesia declamada tocado ao vivo e fragmentos de vídeos dos autores homenageados recitando seus próprios textos. O convidado da noite refletirá sobre os aspectos estéticos, filosóficos e socioculturais desse autor, trazendo um novo contexto em torno de parte de sua obra poética. Além disso, recitará os poemas e fragmentos literários preferidos.


Na primeira edição do Sinapses Poéticas o convidado é o escritor, dramaturgo e performer Fausto Fawcett homenageando Lou Reed.


LOU REED

Cantor e compositor, lançou mais de 20 discos criando uma grande narrativa épica onde cruza suas influências literárias, como os escritores Raymond Chandler, James Joyce, Dostoiévski, Frank Wedekind e Edgard Allan Poe, com a urbanidade novaiorquina intensa e culturalmente fervilhante dos anos de 1970 e 1980. 


Fausto Fawcett traçará um paralelo dessas inspirações urbanas entre New York-Copacabana, acentuando os aspectos literários e os personagens do notívago submundo selvage presentes nas obras de ambos.

 

FAUSTO FAWCETT

Escritor, roteirista, dramaturgo, compositor, jornalista e performer carioca. Autor de Santa Clara Poltergeist (Editora Eco, 1990); Básico Instinto (Relume-Dumará, 1992); Copacabana Lua Cheia (Dantes, 2000); Favelost (Martins Fontes, 2012) e Pororoca Rave (Tinta Negra, 2015). Na primeira metade dos anos 1980, encenava esquetes teatrais misturado com música e poesia em clubes do Rio de Janeiro até ser descoberto pelo cineasta Cacá Diegues, o qual sugeriu para o departamento artístico da gravadora Warner Music. A partir daí, lançou três discos e escreveu canções para Fernanda Abreu (Rio 40 Graus) e Skank (A Balada do Amor Inabalável), entre outros. Participou dos primeiros workshops aberto pelo grupo Asdrúbal Trouxe o Trombone no Jardim Botânico. Nessa turma estava Cazuza, Lídia Brondi, Fernanda Torres, Bebel Gilberto, Evandro Mesquita e Patrícia Travassos. Escreveu cinco peças teatrais e adaptou "Salomé" para o grupo teatral curitibano Companhia do Urubu, peça vencedora de mais de oito prêmios, em 2016, no Troféu Gralha Azul, maior prêmio de teatro do Paraná. Em 1990, Maria Bethania lançou um disco em comemoração aos seus 25 anos de carreira e saiu em turnê com o show declamando seus poemas, ao lado de Drummond, Manuel Bandeira e Fernando Pessoa. Foi co-roteirista, junto com o diretor Victor Lopes, do filme "Vênus de Fogo" (1992), média metragem sobre a prevenção da AIDS no universo das prostitutas; o filme foi premiado no Brasil e na Itália e faz parte do acervo do Moma, em Nova Iorque. No momento, prepara outros dois livros, a serem lançados a partir do segundo semestre de 2019, Cachorrada Doentia e Loirinha Levada.


FICHA TÉCNICA

Direção e Concepção Artística | Eduardo Beu

Performer e Mediação | Ian Uviedo

MÚSICA

RODRIGO CAMPOS, ROMULO FRÓES E THIAGO FRANÇA: 3 NA RIBANCEIRA 08, 15, 22 e 29.04.24, segundas às 20h

RODRIGO CAMPOS, ROMULO FRÓES E THIAGO FRANÇA: 3 NA RIBANCEIRA

MÚSICA

PEDRO PASTORIZ: REPLAY 23.04.24, terça às 20h

PEDRO PASTORIZ: REPLAY

MÚSICA

PEDRO GALIZA: EXISTE ALGO QUE NOS ACONTECE AGORA 18, 19, 25 e 26.04.24, quintas e sextas às 20h

PEDRO GALIZA: EXISTE ALGO QUE NOS ACONTECE AGORA