CINEMA
Julia Zakia em curtas
05.02.20: quarta às 20hSessão de curtas metragens dirigidos por Julia Zakia. Destaque para “Rã”, dirigido por Júlia e Ana Flávia Cavalcanti, que terá sua estreia paulista no Centro da Terra. Haverá bate papo com Julia Zakia após a sessão.
TARABATARA, Julia Zakia, Doc, SP, 2007, 23’
"Por que é que eu nunca morei definitivamente num setor só? Porque eu me sinto mal. Me sinto mal com o ar de um lugar só". Tarabatara é um chamado ao cotidiano e aos encantos de uma família cigana do sertão de Alagoas. O documentário apreende momentos de um período de pausa no nomadismo desses ciganos. Na figura do mais velho e suas memórias, nas mulheres e crianças do grupo, com suas falas e gestos, com seus olhares e afazeres.
O CHAPÉU DO MEU AVÔ, Julia Zakia, Doc, SP, 2004, 29’
O filme mostra a aproximação entre a documentarista e seu avô chapeleiro. Entre visitas a velhos operários, o revirar de gavetas e armários do avô, roldanas de máquinas e narrações e imagens de histórias antigas, o documentário capta a passagem do tempo, os sentimentos e sutilezas das relações familiares e das relações construídas naquela antiga fábrica.
PEDRA BRUTA, Julia Zakia, Exp, SP/Mostar- Bósnia, 2009, 8’
Há lugares onde a arte tem que se tornar uma forma de combater a guerra.
PLANETA FÁBRICA, Julia Zakia, Doc, SP, 2019, 11’
Planeta Fábrica registra os últimos vapores de uma tradicional fábrica de chapéu que está sendo demolida. O documentário resgata o material de arquivo de “Chapeleiros”, filmado no auge da produção dessa mesma fábrica. 100 anos em 11 minutos. Um velho planeta está sendo extinto e novos habitantes ganham vida.
RÃ, Julia Zakia e Ana Flávia Cavalcanti, Fic, SP, 2019, 15’
Val e suas duas filhas vivem numa casa de 16 metros quadrados. Em uma madrugada, mãe e filhas são subitamente acordadas com palmas e alguém chamando por Val no portão. A voz é de Neném Preto, amigo de Val e funcionário do mercadinho. No portão, Val ouve dele um estranho pedido: usar seu quintal para colocar uma carga exótica. Mãe de família, ela hesita, mas acaba cedendo.