Ingressos Como apoiar

CINEMA

MOSTRA PARALAXE II

MOSTRA PARALAXE II

14.12.22, quarta às 20h

Representada na distância entre os olhos, espaço dado pela natureza, a Paralaxe é um dos aspectos que configura nossa visão. Pelo simples exercício de fechar um olho de cada vez, somos assaltados por um estranhamento: parece-nos que a visão é composta de dois pontos de vista incompatíveis!

Estereoscópico, o olhar difere da cinematografia, que é monocular. Mas, justamente, o espaço do cinema é o espaço entre os olhos. A contradição que a Paralaxe encontra em si é a chave poética que permite pensá-lo dialeticamente como território de imaginação, de não-reprodução. Criar é falhar em reproduzir.

Em sua 2ª edição, a Mostra Paralaxe II realiza um panorama de filmes autorais feitos em película nos últimos 5 anos. Seu objetivo é mapear as cenas e realizadores que optam por captar em filme atualmente. Hoje a película traz consigo a tensão entre o cinema praticado no Século XX e Agora. Sem se deixar paralisar, os filmes selecionados se alimentam desta aparente incompatibilidade.


Nela, serão exibidos 12 curtas dirigidos por brasileiros vivendo dentro e fora do país, em produções nacionais e internacionais. A seleção reúne trabalhos cujos autores, à sua maneira, propõem o cinema como um ato de (re) descoberta, propondo investigações sobre o meio,  questionamentos e possíveis expressões artísticas que este ainda hoje oferece.


Contaremos com a presença de alguns destes realizadores para uma conversa após a sessão.


Duração dos filmes: 01h51m


Realização: @negativofilmes


Organização: @joao_rubio @danieltagliari


Filmes: @aka_lua @_isa_bianchi @alinebelfort @distruktur @janainawagner @juliaakater @guilhermesantosperes @joao_rubio @isabelamoreiralc @eye.julia @joao.reynaldo @omorangoazul


Apoio: @cuyfilmes @penacapital @cinema_luz @desacatopm @nicepeopleclub_

MÚSICA

PEDRO GALIZA: EXISTE ALGO QUE NOS ACONTECE AGORA 18, 19, 25 e 26.04.24, quintas e sextas às 20h

PEDRO GALIZA: EXISTE ALGO QUE NOS ACONTECE AGORA

MÚSICA

RODRIGO CAMPOS, ROMULO FRÓES E THIAGO FRANÇA: 3 NA RIBANCEIRA 08, 15, 22 e 29.04.24, segundas às 20h

RODRIGO CAMPOS, ROMULO FRÓES E THIAGO FRANÇA: 3 NA RIBANCEIRA

MÚSICA

PEDRO PASTORIZ: REPLAY 23.04.24, terça às 20h

PEDRO PASTORIZ: REPLAY