INFANTIL
o flau­tista de hamelin
01 e 02.05.10O I Festival Centro da Terra Para Crianças acontece entre os dias 3 de abril e 2 de maio, sempre aos sábados e domingos, às 16 horas, com entrada franca. O projeto – viabilizado por meio do projeto Caixa Cultural da Caixa Econômica Federal – apresenta uma programação voltada para crianças de 3 a 12 anos, formada por espetáculos de cinco renomados grupos paulistanos. O Festival foi idealizado pela Kompanhia do Centro da Terra com curadoria de Luiza Jorge.
A cada fim de semana entra em cartaz uma montagem diferente, totalizando 10 apresentações gratuitas, respectivamente: O Ilha do Tesouro (da Kompanhia do Centro da Terra), Assembléia dos Bichos (Bendita Trupe), A Princesa Jia (As Meninas do Conto), Inzôonia (Cia. Circo de Bonecos) e O Flautista de Hamelin (Circo Teatro Musical Furunfunfum).
Antes de cada espetáculo – às 15 horas – a escola de artes infantil Grão do Centro da Terra ministra uma Oficina de Artes (também grátis), inspirada no tema abordado pela montagem, e, após as sessões, um bate papo entre atores e público presente fecha a programação do dia.
Atenção: Sujeito à lotação do teatro
O Flautista de Hamelin
Com Circo Teatro Musical Furunfunfum
Concepção/Direção/Atuação: Marcelo Zurawski e Paula Zurawski
Músicas: Marcelo Zurawski e Paula Zurawski
Cenografia: Silvia Gandolfi
Figurinos: Naná Lavander e Jorge Constantino
Bonecos, adereços, fotografia e maquiagem: Naná Lavander
Iluminação: Sylvie Layla
Duração: 60 min
Classificação etária: 4 anos
A história de O Flautista de Hamelin – do grupo Furunfunfum – é baseada em um fato ocorrido, provavelmente em 1284, em Hamelin, na Alemanha. No enredo, uma terrível invasão de ratos assola a cidade, deixando o povo desesperado. Quando todas as tentativas de acabar com a praga parecem frustradas, surge um personagem estranho e misterioso – um Flautista – que promete livrar Hamelin da praga, mediante o pagamento de certa soma em dinheiro. Ele cumpre sua promessa, mas quando volta para receber seu pagamento, é ridicularizado e enganado pelas autoridades. O Flautista, então, decide vingar-se de Hamelin, tirando da cidade seu bem mais precioso. O Furunfunfum promete um final surpreendente para o Flautista de Hamelin.
O grupo é formado pelos atores e músicos Marcelo e Paula Zurawski, ganhadores do Prêmio APCA 2004 de melhores autores de teatro infantil por Rapunzel. Como em suas montagens anteriores (O Macaco Simão, A Terra dos Meninos Pelados e Rapunzel), o Furunfunfum assina a concepção e a direção do espetáculo, bem como a criação da música – executada ao vivo. Marcelo Zurawski, que interpreta o Flautista, toca realmente o instrumento, levando emoção e encantamento para a plateia. Os cenários e figurinos são de Sílvia Gandolfi e Naná Lavander (também responsável pelos bonecos e adereços).