Ingressos Como apoiar

MÚSICA

Paulo Padilha: Certeza

14 e 15.12.01

Paulo Padilha é uma peça rara na MPB contemporânea: um cantor/compositor que baseia seu repertório em canções de sua própria lavra, que não teme o ecletismo na hora de criar e que, por isso mesmo, consegue imprimir uma marca bem pessoal a suas músicas. Em seu segundo álbum, Certeza, Padilha exercita seu estilo: uma curiosa mescla de influências das músicas negra e nordestina, espalhada em 12 canções de arranjos bem-construídos (todos em um registro low-profile, sem timbres bombásticos) e valorizadas pela interpretação igualmente sutil do cantor.


Há uma notável presença da black music no álbum, através da inflexão vocal de Paulo e do estilo particularmente balançante de algumas das canções – o melhor exemplo é Aquela Ginga, não por acaso dedicada a Luiz Melodia, um precursor da fusão blues/soul com o samba que parece nortear o trabalho de Padilha. Neste contexto, faz pleno sentido a inclusão de um único cover no disco, justamente Não Vou Ficar, cavalo de batalha de Tim Maia. Com Padilha, a canção ficou sutil, com a adição de um naipe de metais e vocais femininos de apoio. O samba-rock surge, descarado, em Juçara, pleno de guitarras com wah-wah, pandeiro, caixa e ganzá. Abrindo o disco, ele escolhe Certeza É Ilusão, também gravada recentemente por sua companheira de gravadora Suzana Salles, e que aqui vem numa versão suingada. Para fechar o disco, Padilha concede-se um sambinha quase ortodoxo, com Novela.


Apesar da marcante influência black, Paulo Padilha não nega ter um pé ao Norte da Bahia. Várias faixas evidenciam isso, como o sabor nordestino que marca A Fome, com letra irônica sobre o miserê reinante no sertão e a intervenção de uma viola caipira. Há mais Nordeste – e mais humor – em Cachorro, curioso “rap-repente” com direito a flautinha emulando um pífano pernambucano. Uma contagiante batida de pandeiro, “prima” do samba do Recôncavo baiano, marca a irônica Rasguei o Papel, convivendo bem com o acordeon de Oswaldinho.

DANÇA

Isis Marks: Conversas com Francesca 29 e 30.09, 06 e 07.10.22, quintas e sextas às 20h

Isis Marks: Conversas com Francesca

MÚSICA

FERNANDO CATATAU: FRITA 10, 17, 24 e 31.10.22, segundas às 20h

FERNANDO CATATAU: FRITA

MÚSICA

CORPO EXPANDIDO: IMAGEM SONORA 11.10.22, terça às 20h

CORPO EXPANDIDO: IMAGEM SONORA

DANÇA

CAMILA VENTURELLI E JULIA TELES: ÉTER 13 e 14.10.22, quinta e sexta às 20h

CAMILA VENTURELLI E JULIA TELES: ÉTER

MÚSICA

RICARDO DIAS GOMES: MISSÃO-EMOÇÃO 18.10.22, terça às 20h

RICARDO DIAS GOMES: MISSÃO-EMOÇÃO

DANÇA

+ UMA COMPANHIA: TE VER DE PERTO VALE A VIAGEM 20 e 21.10.22, quinta e sexta às 20h

+ UMA COMPANHIA: TE VER DE PERTO VALE A VIAGEM

MÚSICA

EIRAS E BEIRAS: DIXCULPA, TAVA DIXTRAÍDA 25.10.22, terça às 20h

EIRAS E BEIRAS: DIXCULPA, TAVA DIXTRAÍDA

DANÇA

ADRIANA NUNES: TODO 27 e 28.11.22, quinta e sexta às 20h

ADRIANA NUNES: TODO

CURSO ARQUIVO

Preto Vidal: Núcleo teatral aconteceu no Centro da Terra sábados, 10h às 12h

Preto Vidal: Núcleo teatral

CURSO ARQUIVO

Mariana Taques: aulas de dança aconteceu no Centro da Terra terças, 10h às 12h

Mariana Taques: aulas de dança

CURSO ARQUIVO

Dresler Aguilera: Contato Improvisação: ancorar para suspender. aconteceu no Centro da Terra quintas, 10h às 12h

Dresler Aguilera: Contato Improvisação: ancorar para suspender.