Ingressos Como apoiar

INFANTIL

terremota

terre­mota

04.11 a 09.12.12

TERREMOTA é a história de Maria, uma menina corajosa e esperta, que vive com o Tio Bigode e tem um gato chamado Platão. Passa grande parte do dia sozinha em casa e sua maior diversão é analisar o mundo pela janela. Um dia, indignada com o que vê, cheia de idéias e transbordando liberdade, Maria decreta autonomia e funda, na própria sala, uma nova ordem, a República Terremota.


A peça, com direção e texto inédito de Marcelo Romagnoli, busca inspiração em duas grandes personagens do universo infantil: Mafalda, a menina sagaz, política e profundamente humanista criada pelo cartunista argentino Quino, e Pippi Meialonga, a adorável garota inventada pela escritora sueca Astrid Lindgren, símbolo de independência e coragem.


Jackie Obrigon vive Maria, abusando de uma composição corporal espevitada e elétrica, imprimindo à protagonista uma alma cheia de sagacidade e humor infantil.


Tio Bigode, o metódico solteirão de meia idade, é interpretado por Guto Tognazzolo. Ele cuida da sobrinha e do gato Platão, que é um boneco manipulado pelos atores.


Com trilha e músicas compostas por Tata Fernandes e Morris Picciotto, TERREMOTA apropria-se, em sua essência, dos estudos do educador Jean Piaget, principalmente no que se refere ao embate entre os desejos da criança e as regras do mundo adulto.


Ao transformar a sala de casa num território livre, Maria assume o poder e passa a governar segundo suas leis. Assim, o que antes não podia, como por exemplo, usar cinco chapéus de uma vez, agora, neste novo “reinado”, pode.


O cenário, criado por Marisa Bentivegna, permite representar estes dois “reinos”, transformando-se de um ambiente organizado e monocromático num espaço de brincadeira e diversão.


O jogo criado por Maria e seu Tio Bigode pretende revelar a psicologia da relação de poder entre adultos e crianças e está presente também nos figurinos criados por Cláudia Schapira. Enquanto a menina usa roupas coloridas, misturadas e sobrepostas, o tímido e envergonhado tio veste-se com rigor e equilíbrio.


As reflexões do espetáculo estendem-se sobre a própria essência da educação, tocando em questões políticas, éticas e pedagógicas.

Com uma linguagem simples e direta, TERREMOTA pretende criar um universo de fantasia para o público, ao mesmo tempo em que discute temas importantes na formação da criança: mundo idealizado & mundo real; educação & limite; autoridade & liberdade.


TERREMOTA quer propor um olhar mais feliz, curioso e instigante para a criança e para o adulto do mundo contemporâneo, abrindo uma janela para entender as diferentes formas de educar.


FICHA TÉCNICA

Texto e direção: Marcelo Romagnoli

Com: Jackie Obrigon e Guto Togniazzolo

Cenário e Luz: Marisa Bentivegna

Figurinos: Cláudia Schapira

Música composta: Tata Fernandes e Dr Morris

Trilha Sonora: Dr Morris

Produção Musical e arranjos: Dr Morris e Ivo Ursini

Adereços: Ivaldo de Mello

Assistente de cenografia: Ayelén Gastaldi e Júlia Saldanha

Assistente de iluminação: Jean Marcel Silva

Criação de vídeo/chuva: Grissel Piguillem

Programação visual: João Moreira Correa

Fotos: Maria Clara Diniz

Operador de som e Luz: Mauricio Mateus

Assistente de produção: Milena Gasparetti

Produção: Jackie Obrigon

Concepção: Jackie Obrigon e Marcelo Romagnoli

Realização: Bendita Trupe

MÚSICA

FELIPE VAQUEIRO: DANDO NOME AOS BOIS 01.04.24, segunda às 20h

FELIPE VAQUEIRO: DANDO NOME AOS BOIS

DANÇA

PRETO VIDAL: TERROR NOTURNO 04 e 05.04.24, quinta e sexta às 20h

PRETO VIDAL: TERROR NOTURNO

MÚSICA

RODRIGO CAMPOS, ROMULO FRÓES E THIAGO FRANÇA: 3 NA RIBANCEIRA 08, 15, 22 e 29.04.24, segundas às 20h

RODRIGO CAMPOS, ROMULO FRÓES E THIAGO FRANÇA: 3 NA RIBANCEIRA

MÚSICA

MÚSICA DE SELVAGEM: CRU/COZIDO 09.04.24, terça às 20h

MÚSICA DE SELVAGEM: CRU/COZIDO

DANÇA

NINA GIOVELLI: CLIMÃO 11 e 12.04.24, quinta e sexta às 20h

NINA GIOVELLI: CLIMÃO

MÚSICA

JULIANA PERDIGÃO: FRAGA? 16.04.24, terça às 20h

JULIANA PERDIGÃO: FRAGA?

MÚSICA

SOLEDAD: DESTERROS 30.04.24, terça às 20h

SOLEDAD: DESTERROS