Ingressos Como apoiar

MÚSICA

Coisas 2018: tributo a moacir santos

Coisas 2018: tributo a moacir santos

04.12.2018, terça às 20h

O produtor musical pernambucano Rodrigo Coelho aka grassmass lança no Centro da Terra o aguardado COISAS2018, um tributo futurista à obra de Moacir Santos.

Acompanhado de samples do álbum a ser lançado, modulares e Bass VI, com Thomas Harres, na bateria, e Bruno Bruni, nos teclados, Coelho tece uma homenagem "não jazzística" à obra do "Maestro", reinterpretando suas composições através de paisagens sonoras densas e "mântricas", onde arranjos com sintetizadores e toques de Candomblé ocupam o espaço da formação clássica do jazz, resultando numa visita desassociativa ao universo Moacir Santos.

COISAS2018 tem previsão de lançamento em todas as plataformas digitais para 14 de dezembro, pela UIVO Records, e contou com as participações especiais de Guilherme Kastrup e Lucas Dos Prazeres, nas percussões orgânicas.

RODRIGO COELHO
Produtor pernambucano, dedica-se à música eletrônica criada ao vivo, a partir do uso de sintetizadores analógicos e sistemas modulares: um encontro da música concreta com os ritmos africanos. Parceiro criativo do também produtor, cantor e guitarrista Arto Lindsay, Rodrigo trabalhou com artistas do naipe de Naná Vasconcelos e a banda INKY. Assinou a trilha sonora do longa "Paraísos Artificiais" e é um dos compositores da canção "Ela Falava", presente no álbum de Otto.


Moacir Santos e Steve Reich form as maiores influências estéticas para que o projeto grassmass se tornasse um ambiente de estudo das relações entre música eletrônica experimental e pulsos africanos. Enquanto Reich recorre a patterns tribais como fonte para composições com instrumentos de orquestra, Moacir usa a linguagem rítmica do candomblé pernambucano para alterar as estruturas básicas do jazz e alçá-lo à uma nova estética.


A música brasileira como ponto de conexão entre passado e futuro vem sendo o cerne da busca do produtor pernambucano Rodrigo Coelho, que concebeu um tributo ao aclamado álbum Coisas (1965), de Moacir Santos. A pesquisa por padrões rítmicos ancestrais para sequenciar sintetizadores pareceu possível ao produtor a partir da audição da obra-prima do “Maestro”, ainda na adolescência. COISAS2018 é uma homenagem fora do jazz, uma transposição dos mantras de Moacir a ares contemporâneos com o intuito de atrair a atenção de um público mais jovem ao corpo de sua obra. Sintetizadores modulares e guitarras ocupam as vozes que seriam dos sopros, e a formação clássica do jazz dá lugar a texturas ruidosas permeadas por toques distorcidos da percussão afro-pernambucana, tecendo uma paisagem sonora urbana numa tour de force inspirada na iconoclastia do universo Moacir Santos.


COISAS2018 é produzido por Rodrigo Coelho aka grassmass com o apoio do Red Bull Studio São Paulo e Fábrica Estúdios (PE); conta com as participações especialíssimas de Lucas dos Prazeres nas percussões e Guilherme Kastrup na bateria, e tem previsão de lançamento para dezembro de 2018 pela UIVO Records.

MÚSICA

FELIPE VAQUEIRO: DANDO NOME AOS BOIS 01.04.24, segunda às 20h

FELIPE VAQUEIRO: DANDO NOME AOS BOIS

DANÇA

PRETO VIDAL: TERROR NOTURNO 04 e 05.04.24, quinta e sexta às 20h

PRETO VIDAL: TERROR NOTURNO

MÚSICA

RODRIGO CAMPOS, ROMULO FRÓES E THIAGO FRANÇA: 3 NA RIBANCEIRA 08, 15, 22 e 29.04.24, segundas às 20h

RODRIGO CAMPOS, ROMULO FRÓES E THIAGO FRANÇA: 3 NA RIBANCEIRA

MÚSICA

MÚSICA DE SELVAGEM: CRU/COZIDO 09.04.24, terça às 20h

MÚSICA DE SELVAGEM: CRU/COZIDO

DANÇA

NINA GIOVELLI: CLIMÃO 11 e 12.04.24, quinta e sexta às 20h

NINA GIOVELLI: CLIMÃO

MÚSICA

JULIANA PERDIGÃO: FRAGA? 16.04.24, terça às 20h

JULIANA PERDIGÃO: FRAGA?

MÚSICA

SOLEDAD: DESTERROS 30.04.24, terça às 20h

SOLEDAD: DESTERROS