KOMPANHIA
em busca da fonti da fortuna
1997Para marcar o lançamento da água Fonti, da Cervejaria Brahma, o diretor Ricardo Karman e o artista multimídia Otavio Donasci buscaram fugir da estética convencional desse tipo de evento e criaram um espetáculo inusitado. No caso, o interativo Em Busca da Fonti da Fortuna, pensado para o público se engajar a todo instante em que fosse instigado. Com espírito de aventura, consistia em uma peregrinação noturna através de florestas da Fazenda Flona de Ipanema, na cidade de Araçoiaba da Serra (SP). Em dois dias, 1.600 pessoas compartilharam da experiência. Elas foram levadas até o local por ônibus especiais que partiam de várias cidades de São Paulo.
O roteiro envolvia os participantes em uma série de desafios e surpresas. Todos portavam tochas e seguiam jornada acompanhados de cavaleiros, músicos e bailarinos circenses. Pelo caminho deparavam-se com ninfas e seres multimídia. O personagem central da história era um homem que dizia ter descoberto a mítica Fonte da Juventude. No entanto, apesar de ter se mantido jovem, não conseguira sair da condição de pobreza. A expedição tinha como intuito justamente descobrir a água que guiaria o grupo até Fortuna, ponto final do programa.
Ingredientes históricos e pitadas de mistério enriqueciam a viagem, porque parte da romaria passava por torres e prédios construídos por ingleses à época de D. Pedro II. Pela segunda vez Karman e Donasci trabalharam no lançamento de um produto da empresa. A primeira havia sido dois anos antes, na apresentação da então inédita bebida isotônica Marathon, que acontecia numa cidade cenográfica de túneis inflados de um quilômetro de extensão.