MÚSICA
GOLE SECO: GOLE A GOLE
02, 09, 16, 23 e 30.09.24, segunda às 20hGole Seco é um grupo vocal acapella composto por 4 cantoras, compositoras e educadoras paulistanas que juntas lançaram um disco de canções autorais inéditas pelo PROAC em 2023.
Loreta, Nathalie Alvim, Niwa e Giu de Castro têm muito em comum, mas a individualidade e personalidade de cada uma se faz presente nos arranjos e nas composições, e é exatamente isso que faz com que o trabalho do Gole Seco seja único.
Nessa temporada mergulharemos em cada um desses mundos em apresentações inéditas de cada uma das integrantes. Será como dar um zoom ou colocar uma lupa nos universos individuais que constroem o grupo. Eles poderão ser vistos de perto, no detalhe, e cada show terá a participação do Gole Seco com arranjos inéditos de releituras.
A temporada é composta pelos shows "Disruptivas" (Niwa), "Voz e violão" (Loreta), "Manual do tempo de um dia" (Giu) e "Outro + um tanto daquilo que me constitui" (Nathalie Alvim), e termina com o show Temporada Gole Seco, show inédito do quarteto.
02.09 NIWA | "DISRUPTIVAS"
Ser mulher e tocar um instrumento é disruptivo pra bucet*. No caso de NIWA esse instrumento é a voz. E a palavra. “DISRUPTIVAS” é um show inédito e barulhento em que NIWA interpretará canções próprias e de mulheres que interromperam o seguimento da história e mudaram o curso de tudo com suas vozes e suas palavras como Tetê Espíndola, Fátima Guedes, Kate Bush e Björk.
Pode esperar gritaria e chororô, e a entrega de corpo e alma de uma mulher não só doce e não só raivosa, de uma compositora não só ácida e não só amorosa, de uma cantora não só potente e não só sensível.
Nessa noite NIWA estará acompanhada de companheiros que fizeram parte da sua trajetória autoral (Ivan Liberato, Pedro Canales, Felipe Rezende e João Antunes), e contará com a participação das outras 3 mulheres maravilhosas que compõem o Gole Seco.
09.09 "LORETA - Voz e Violão"
A segunda noite da “Temporada Gole Seco” no Teatro Centro da Terra, apresenta o show autoral de Loreta Colucci, cantora, compositora, arranjadora vocal, e também integrante do quarteto vocal Gole Seco.
No show inédito “LORETA - Voz e Violão”, Loreta apresenta as músicas de seu álbum “Antes Que Eu Caia” acompanhada do seu parceiro musical de longa data, violonista e arranjador, Luca Frazão.
O novo formato permite que o público (re)conheça músicas como “Pó”, “Não Me Chama pra Trampar” e “Amando Longe” de um novo ponto de vista, muito fresco, íntimo e vibrante.
A sonoridade que flerta com o experimental se mantém, mas dessa vez suas referências nos gêneros populares brasileiros como samba e forró, ficam ainda mais claras e contagiantes.
16.09 “MANUAL DO TEMPO DE UM DIA”
Vindo ao público pela primeiríssima vez com suas composições autorais - e também pela primeira vez tocando piano -, Giu de Castro canta “Manual do tempo de um dia”, um ciclo de poesias do escritor e ator Gabriel Góes, presente em cena. Parceria vivida na pandemia - distanciados, cada um em sua casa, um com seu papel e caneta, outra com seu instrumento e sua voz -, o ciclo propõe algumas formas de se vivenciar um dia completo, do acordar à noite, num cenário intimista, por vezes confinado ou por vezes acolhedor, de um quarto.
Ao redor dessa espinha dorsal, o show também contará com composições de Giu em torno de outros autores, como a artista visual e musicista Antônia Perrone, que participará do show, e o alemão do século XVIII Johann Wolfgang von Goethe, antigo “parceiro” de Giu. Além de, claro, o grupo vocal Gole Seco, que irá interpretar com arranjos puramente vocais outras composições, inéditas e já estreadas.
Assim, o show “Manual do tempo de um dia” é um passeio pelos poemas que moveram Giu a compor - canções nascidas de seu olhar para palavras escritas por outras pessoas.
23.09 NATHALIE ALVIM | "Outro + um tanto daquilo que me constitui"
A cantora/compositora paulistana Nathalie Alvim traz aos palcos do Teatro Centro da Terra um show de intersecção dos momentos e partes estruturais da sua personalidade artística, como compositora e intérprete.
Um show que passeia pelas canções lançadas no "EP OUTRO" - que inaugura seu trabalho autoral ao mundo - composições inéditas e releituras de músicas que constroem sua identidade. Isso tudo acontecerá em formato nunca experimentado antes: Nathalie Alvim na voz e efeitos, Wagner Bernardes nos teclados, Ivan Liberato na guitarra e baixo elétrico e Marco Trintinalha na bateria híbrida.
Além disso, o show receberá a participação especial do quarteto vocal Gole Seco - do qual a artista é integrante - com algumas composições próprias e releituras arranjadas por Nathalie.
Gole Seco é um grupo vocal composto por quatro mulheres paulistanas, cantoras e compositoras: Giu de Castro, Loreta Colucci, Nathalie Alvim e NIWA. Todas são formadas/pós graduadas em estudos relacionados ao canto popular e à performance por importantes instituições como a Faculdade Santa Marcelina, a Universidade de São Paulo e a EMESP Tom Jobim e possuem experiências e pesquisas profundas e diversas dentro da música. Somando as singularidades existentes em cada uma dessas vivências musicais, um grupo vocal nasceu.
Com o apoio do Proac Editais 2022, Gole Seco lança em Novembro de 2023 seu primeiro álbum de carreira e clipe da faixa “Me Chamou de Feia”, em parceria com os selos Fervo/YB Music. O álbum contém 10 faixas autorais e recebe como participações especiais a artista baiana Jadsa, e a cantora e instrumentista carioca Joana Queiroz. As composições, assim como arranjos e produção musical foram assinados pelas integrantes do grupo. Após o lançamento o disco recebeu memoráveis indicações, ressaltamos: indicação melhor álbum nacional de 2023 pela APCA e indicação melhor clipe independente nacional de 2023 pela Hist Perdidos. Gole Seco já teve o prazer de apresentar o show do álbum em importantes espaços e festivais da cena musical paulistana como Sesc Consolação, Teatro Galeria Olido, Bona Casa de Música, Centro da Terra, Sofar Sounds SP, Festival de Grupos Vocais Paulistanos, Festival Artistas de Rua e FEMUPO.
Gole Seco explora e amplia os recursos da voz através de arranjos vocais de canções autorais das próprias participantes. A partir dessa intenção, o grupo traz arranjos com qualidades sonoras para além dos elementos da construção musical convencional e de grupos vocais tradicionais (harmonia, ritmo, melodia). A concepção dos arranjos passa por um caminho de experimentação com aspectos diversos, que se somam na percepção do caráter emotivo das canções como: timbres, dinâmicas, tessitura, texturas, amplitudes timbrísticas. Assim uma atmosfera contemporânea é formada por essa sonoridade que se estende para experienciar a apresentação ao vivo desse trabalho, envolvendo outras facetas da expressividade dessas vozes/corpos. O lúdico presente nas performances também se expressa em momentos de improviso e regência.
02.09
Violão e guitarra - Ivan Liberato
violão e guitarra - João Antunes
Baixo e synths - Pedro Canales
Bateria - Felipe Rezende
Voz - NIWA
Iolanda Sinatra - produção
09.09
Loreta Colucci - Voz
Luca Frazão - Violão
Iolanda Sinatra - produção
16.09
Voz e piank - Giu de Castro
Atuação, vídeos e poemas - Gabriel Góes
Piano - Nichollas Maia
Participação especial - Antônia Perrone e Gole Seco
Iolanda Sinatra - produção
23.09
Nathalie Alvim - voz e efeitos
Wagner Barbosa - teclados e synths
Ivan Liberato - guitarra e baixo elétrico
Marco Trintinalha - bateria híbrida
Iolanda Sinatra - produção
30.09
Giu - voz
Loreta Colucci - voz
Nathalie Alvim - voz
NIWA - voz
Iolanda Sinatra - produção