DANÇA

ILUBOMSÈ E LEONARDO JORGELEWICZ: CARTAS PARA UMA EXTRATERRESTRE
21 e 22.08.25, quinta e sexta às 20hA partir da escrita de nove pessoas de diversas regiões do Brasil endereçada a um ser imaginado em outro planeta, o corpo do performer dança. A insólita trama desta apresentação forja-se no cruzamento destas correspondências com a forma íntima do Butoh, dança expressionista japonesa do pós-guerra. A pesquisa estética e coreográfica sobrepõe corpo e palavra onde podem-se entrever edifícios, flores, estruturas, rios, vales, mecanismos e muito daquilo que nos impele ou assombra diante da existência.
Leonardo Jorgelewicz é diretor e dançarino, Bacharel em Teatro (Direção), pela UFRGS. Em Porto Alegre teve passagem pelas cia Espaço em Branco, cia H, Ânima cia de dança e GeD. É integrante do Coletivo Tônuma, no qual dirige "Hiato", espetáculo que recebeu Prêmios Braskem e Açorianos de Dança. Foi assistente de direção cênica em três encenações do projeto Ópera no Instituto de Artes. Direção de "Sarah", trabalho que recebeu os incentivos "Teatro, Pesquisa e Extensão" e "Novas Caras" da SMC. Participou das residências “Funarte | Outras Danças” ; “Bárbaros” com Guillermo Gomez-Peña; "Breu" do Núcleo Exp. de Butô de SP e "Erozyva" com o Núcleo Tranzborde da produtora Corpo Rastreado.
Ilubomsè é um artista das artes da cena e do corpo. Dirige o grupo teatral Nau da Liberdade, tendo criado com o grupo o espetáculo "Sómaré" (2024). É bailarino do espetáculo "Peixes" (2024), dirigido por Camila Vergara. Criou a performance "Cartas para uma Extraterrestre" (2021) na Sala Aberta em São Paulo/SP. Por este trabalho, foi indicado a dois Prêmios Açorianos de Dança em 2023. Foi premiado como Melhor Ator no Prêmio Açorianos de Teatro em 2014 por "Santo Qorpo". Hoje é professor no Grupi Experimental de Dança em Porto Alegre/RS e investiga o movimento do corpo através da educação somática e da dança japonesa Butoh. Tem como mestres Ana Medeiros, Bia Diamante, Heinz Limaverde, Hiroshi Nishiyama, Inês Marocco, Kahamy Adettã, Laura Backes e Margareth Leyser.
Criação // Ilubomsè e Leonardo Jorgelewicz
Performance // Ilubomsè
Direção // Leonardo Jorgelewicz
Produção // Malu Bandeira
Dramaturgia // Leonardo Jorgelewicz a partir dos escritos de Thiago Cohen, Sílvia Góes, Rafael Bricoli, Leonardo Jorgelewicz, Laura Backes, Ketti Maria, Ilubomsè, Hiroshi Nishiyama e músicas do Caetano Veloso.
Colaboração artística (Butoh) // Hiroshi Nishiyama e Ana Medeiros
Iluminação // Kyrie Isnardi e Iara Izidoro
Fotografia // Romi Na e Adri Marchiori